Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) frequentemente apresentam uma dificuldade acentuada em lidar com a solidão. Essa incapacidade de estar só pode ser compreendida como uma consequência de um ambiente que não proporcionou o desenvolvimento saudável da autonomia emocional na infância.
A falta de uma subjetividade consolidada faz com que o indivíduo com TPB busque no outro um apoio constante, como se o terapeuta fosse um espelho que reflete e valida sua própria existência. Essa relação de dependência, chamada de anaclítica, pode ser tão intensa que a simples ausência momentânea do terapeuta gera um sofrimento profundo, como se a pessoa perdesse o contato consigo mesma.
Essa necessidade absoluta do outro, onde a presença de um terceiro não é tolerada, exige do terapeuta uma sensibilidade e compreensão especiais. Qualquer sinal de desinteresse ou sufocamento por parte do terapeuta pode ser interpretado como rejeição, abalando a confiança na relação terapêutica.
Com o tempo e o aprofundamento da terapia, a confiança pode ser estabelecida, permitindo a inclusão de algumas frustrações. No entanto, a necessidade de apoio permanece, manifestando-se em outras áreas da vida.
Um exemplo é a dificuldade em trabalhar sem o apoio de colegas, nos quais a pessoa com TPB projeta diversas qualidades e sem os quais se sente perdida. Essa dependência pode se estender para outras relações, como a necessidade de ter seguidores, participar de grupos ou seguir uma religião, buscando sempre um senso de pertencimento e validação externa.
É importante ressaltar que nem toda busca por apoio é característica do TPB. Muitas vezes, o apoio social é saudável e fundamental para o bem-estar emocional. No entanto, no caso do TPB, essa necessidade se torna extrema e pode comprometer a autonomia e o desenvolvimento pessoal.
Compreender essa dinâmica é essencial para o tratamento do TPB, ajudando o indivíduo a construir uma base interna mais sólida e a desenvolver recursos para lidar com a solidão e a angústia de forma mais saudável e adaptativa.